sábado, 4 de abril de 2009

Preparando tudo - باآماده کردن هرچیز

Hoje, já ficou quase tudo pronto para segunda-feira. Só falta colocar os relógios, mas também já estão configurados.

Fica a imagem do Pavilhão António Gedeão (local dos jogos) e do Pavilhão Rubem Alves, onde, depois de terminadas as partidas, se poderá continuar a jogar, analisar a partida, ou conviver.




Pavilhão António Gedeão
























Pavilhão Rubem Alves


P.S. - No título do post está, espero eu, a tradução do mesmo para Farsi. Afinal, o Noites de Caíssa é internacional :-)

Jogo do André

Finalmente (como ainda estou no começo, tive de fazer mais de 50 tentativas), aqui fica o jogo do André, na quarta jornada, contra o João Fernandes. Tentaremos colocar os outros.

Comentários são bem vindos (tirando o óbvio!).

É só colocar no + que o jogo aparece.



P.S. - Se alguém souber como se coloca o jogo sempre visível, agradece-se a dica.

Nacionais de Jovens 2009 – Balanço Final

Pouco há a acrescentar pois os resultados estão bem descritos no sítio da AXP. No entanto não posso deixar de referir aquele sentimento “regionalista” quanto aos jogadores da Associação do Porto. Sempre que finalizava uma ronda além de querer saber, como é óbvio, a situação geral do André (Costa) também acompanhava a situação dos nossos outros atletas (provenientes do Porto). Em cada ronda as expectativas aumentavam!

Quanto a todos esses atletas tenho que aqui deixar o relato do último jogo de André Ventura Sousa, pois tive a oportunidade de assistir à “análise” desse encontro (contra o jogador que viria a vencer os sub10). André dominou por completo o seu adversário durante quase toda a partida estando numa clara vantagem. No final consentiu que o seu oponente invertesse o desenrolar do jogo acabando por perder a oportunidade chegar ao título.

Torneio Caíssa na Ponte

Hoje, chegaram várias inscrições para o torneio - sabe, pode consultar aqui - e algumas de jogadores com Elo FIDE bastante elevado. Assim, o jogador com Elo mais elevado neste momento é Fábio Barbosa (GD Dias Ferreira) com 2128. No fundo, um ponto o separa de Orphe Bolhari. Veremos como fica a diferença no final do torneio.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Teatro

O Vigoroso Tiago publicou no seu blog uma entrada sobre uma peça de teatro que aborda o tema da SIDA e utiliza como alegoria as peças do xadrez. Como na peça surgem também os poemas de Álvaro de Campos fica um - Lisbon Revisited (1923) - deste poeta (um dos muitos heterónimos de Pessoa):

NÃO: Não quero nada.
Já disse que não quero nada.

Não me venham com conclusões!
A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral!

Tirem-me daqui a metafísica!
Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) —
Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

Não me macem, por amor de Deus!

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço. Quero ser sozinho.
Já disse que sou sozinho!
Ah, que maçada quererem que eu seja da companhia!

Ó céu azul — o mesmo da minha infância —
Eterna verdade vazia e perfeita!
Ó macio Tejo ancestral e mudo,
Pequena verdade onde o céu se reflete!
Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!
Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta.

Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!

Análise da AXP à participação da sua delegação no Nacional de Jovens

A AXP publicou, no seu site, uma análise à participação dos jovons desta Associação no Nacional de Jovens. Recomendo a leitura.

Fica a análise relativa(imparcial) à participação do André:

"André Costa, Pontex, 6º lugar nos sub-08

Nos sub-08, ANDRÉ COSTA, do NXAPEE da Escola da Ponte - Pontex, estreia-se com um honroso 6º lugar, terminando com 4,5 pontos após 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas."

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Nacionais de Jovens

Na 5ª jornada o jogo foi bem mais fácil contra uma adversário que tentou grande parte do jogo aplicar o "pastor" e variações do mesmo. Neste jogo André só cometeu um erro no início que poderia lhe ter complicado a apartida, mas quem procura o "mate pastor" acaba por esquecer as "ovelhas"!

Na 6ª jornada contra o cabeça de série da prova André portou-se muito bem taticamente (palavras do especialista da AXP) tirando um ligeiro deslize na parte final levando a vítoria de Tomás.

(André Costa VS Tomás Martins)

Aqui André a jogar de brancas optou por e4 ... o que facilitou a vida do adversário aproveitando logo para jogar Td2. O que lhe passou pela cabeça? hum ... segunda ele a a experiência dos seus 6 anos de vida ainda não permitem explicar o facto :-)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

As inscrições para o I Torneio Noites de Caíssa continuam

As inscrições continuam e, hoje, recebemos a inscrição do primeiro jogador com Elo FIDE superior a 2100 - Orphe Iraj Bolhari, dos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio.

Mais informações aqui, aqui, ou aqui (AXP).

terça-feira, 31 de março de 2009

Nacionais de Jovens

Relato imparcial das acontecimentos.
Na 3ª jornada André a jogar de pretas esteve desde o início com desvantagem de material. No final conseguiu recuperar levando a uma divisão de pontos com o António. Podemos afirmar que este empate acabou por ter um ligeiro sabor a vitória.
(Foto do final da 3ª jornada)


Já na 4ª jornada após uma sequência de jogadas excelentes, André apresentava uma clara superioridade sobre o seu adversário que estava já com menos 1 torre. No entanto após uma distração fatal André perde por mate quando o seu adversário desloca a torre para a linha 1.

Partida para o Distrital de Equipas

Bem, a ideia não é apresentar uma partida exemplar. Aliás, bem poderia ser o contrário. Gostaria que comentassem a partida e dessem sugestões sobre qual poderia ter sido o melhor caminho. Sobretudo, quando perdi o peão e quando fiz a asneira com a torre.

Por outro lado, foi um desafio tentar colocar aqui a partida.

Mais um vezes, agradecido ao Tiago por me ter mostrado onde poderia encontrar as ferramentas para colocar cá a partida. A ver se com o tempo, vão aparecendo partidas um pouco melhores.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Novas tecnologias e o Xadrez


O uso desregrado das novas tecnologias pode ser meio caminho andado para uma má memória na velhice. O cérebro, não sendo um músculo, comporta-se como tal. Se não for usado, enferruja, alertam os especialistas.

"Se não se fizer alguma coisa já, teremos uma geração onde imperará a lei do menor esforço. Estamos a ficar escravos das máquinas. Sem estimulação, o cérebro ficará mais preguiçoso", alerta Manuel Domingos, coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, e presidente da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia.  lêr mais


Para estimular o cerebro o Xadrez é apontado por varios especialistas neurológicos como desenvolvendo as habilidades: 

  • A memorização, atenção, concentração e imaginação.
  • Capacidade de análise e síntese.
  • Autonomia, autodisciplina, autocontrole, tenacidade e sagacidade.
  • Capacidade para aprender a partir dos erros. O que permite o desenvolvimento de um pensamento hipotético, a capacidade de analisar um fato partindo de suposições e criando hipóteses.
  • O Xadrez proporciona diversos benefícios, pois além dos citados anteriormente é:
  • Uma atividade que facilita a aprendizagem de outros conteúdos, como história, quando apresenta a própria história e desenvolvimento do jogo, a geografia, ao contar sobre sua disseminação pelos diversos continentes. O estudo de seu tabuleiro relaciona-se a conteúdos de matemática e geometria, tornando-a ferramenta para um ensino mais prazeroso e eficaz.
  • Os benefícios de sua prática iniciam-se quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional.
  • Depois do tabuleiro são apresentadas às peças, cada qual com suas características físicas, seus movimentos e papel no jogo, auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração.
  • O desenvolvimento do jogo, com a integração das peças e os cálculos das jogadas exercitam o raciocínio lógico imaginação, assim como a escolha do próximo lance valoriza sua iniciativa autonomia.(Partos, Charles 1978)
  • Faz parte do jogo também o outro jogador e o contato com ele são, indispensáveis!
  • Nesse contato a criança se integra, conhece e reconhece outros pontos de vista.
  • Além disso, o Xadrez traz os efeitos de trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtidos positivos que todos os esportes e jogos trazem, como o espírito de competição, o respeito a regras e o saber lidar tanto com a vitória quanto com a derrota.

Artigo publicado no Entre-Margens


Na sua edição anterior, o Entre-Margens publicou um artigo sobre o Pontex e outro sobre o André Costa. Ficam os dois:

domingo, 29 de março de 2009

Nacional de Jovens

Para , as coisas estão a correr bem ao André. Esperemos que assim continuem:

jornada: André Perpétua (TAP) - 0 André Costa (PONTEX) 1

jornada:
André Costa (PONTEX) 1 - João Matias (Clube dos Galitos) 0

jornada (a disputar):
António Ferreira (AX Benedita) - André Costa (PONTEX)

Pode seguir os resultados dos jogadores do Porto no Twitter da AXP. O nosso Twitter acompanha mais o que se passa nos Sub-08 (porque será?)

Parece que o nosso repórter está quase a chegar. Salienta-se, novamente, que será extremamente imparcial.

O Nacional de Jovens no Twitter

O Pontex está a levar a cabo a cobertura em tempo real(?) da aventura do nosso jovem, André Costa, no Nacional de Jovens, através do Twitter. Vão passando por lá e vendo as actualizações. Tentaremos colocar informação relativa a outros jovens.

Por outro lado, amanhã segue o nosso enviado especial ao local do crime. Este enviado especial dará aqui uma visão absolutamente imparcial de tudo o que se passar.

Distrital de Equipas 2009

Hoje, fomos ao Grupo de Xadrez do Porto jogar com a sua equipa D. Infelizmente, perdemos 4-0.

Ficam os resultados.

Alexandre França 1-0 Paulo Topa
Xavier Ribeiro 0-1 José Costa
Augusto Pires 1-0 André Moreira
André Martins 0-1 Pedro Ferreira

Amanhã, tentarei colocar aqui uma das partidas. Sintam-se completamente à vontade para comentar a aselhice deste que escreve.

P.S. - É engraçado! Sempre que vou ao Grupo de Xadrez do Porto (verdade seja dita que também vou a poucos clubes e poucas vezes) sinto sempre que é um mesmo um clube. Qualquer dia faço-me sócio (sem me federar por eles - será que é possível?).