sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Votos de um Excelente Natal para todos

Caros colegas de andanças, o Pontex deseja a todos um bom Natal (e nos caso dos que acreditam em Jesus um Santo Natal).

Deixo três apontamentos retirados de outros blogs, mas que são expressamente relacionados com esta data.

O primeiro é uma visão um pouco mais materialista, mas engraçada do Natal e foi "roubado" aos Amigos de Urgezes:



A seguir está uma imagem de um presépio feito com peças de xadrez (eu gosto muito de fazer o presépio com musgo e para aí 40 figuras) e achei interessante este que foi feito na EB 2,3 da Agrela e que "fanei" ao Núcleo de Xadrez de Santo Tirso:


Finalmente, uma mensagem de Natal que me parece reflectir o essencial e que foi "gamada" ao Arcebispo de Cantuária:

"Obrigado

Por desilusões que este ano vos tenha trazido, que sempre saibam não perder a capacidade de se criançarem no Natal. Esquecer a vida "terrena" e viver apenas as emoções, as independentes das crenças, o simples prazer de DAR.
Porque as coisas boas da vida podem e devem fazer-nos mais felizes, mas devemo(-nos) o saber não deixar que as coisas menos boas que a vida nos coloca no caminho sejam motivo de tristezas ou infelicidade, antes as saibamos fazer lições, aprendizagem, superação.
Para que cada ano haja motivo para, longe de consumismos e religiões, desejar por sentimentos apenas e só, um Bom Natal a todos, pois que prendas, essas recebo-as a cada dia de cada um de vós por me lerem."


Bom Natal....

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Apuramento para o Distrital de Jovens

Infelizmente, só hoje tenho tempo para colocar aqui as notícias sobre o Apuramento para o Distrital de Jovens que decorreu em Vilar de Andorinho (Gaia) - EB 2,3 Álvaro Anes de Cernache, entre 18 e 22 de Dezembro, organizado pela Associação de Proprietários de Vila de Este e pela AXP.

Na primeira jornada a competição começou com um atraso assinalável que convinha evitar em competições futuras. Especialmente quando existirem duas rondas no mesmo dia. Os jogadores mais velhos terminaram as suas partidas, segundo creio, depois das 21h.

Bem, o Apuramento correu muitíssimo bem para o Pontex. Oito jogadores do Pontex participaram no torneio e sete conseguiram o apuramento directo.

São eles:

Lucas Lomba - 1º classificado nos Sub-08 (Invicto);

Hugo Abreu - 2º classificado nos Sub-10 (primeiro torneio de lentas e segundo fora da escola);

Júlio Silva - 3º classificado nos Sub-10;

Tiago Paulo Lopes - 1º classificado nos Sub-12 (em igualdade pontual com o 2º classificado);

Maria Gerando - 4ª classificada nos Sub-12 e primeira feminina (primeiro torneio de lentas);

Nelson Coelho - 1º classificado nos Sub-14 (em parte devido a um Mate Nokia, mas, sobretudo, a um torneio muito bom);

Baltazar Lomba - 7º classificado nos Sub-14.

Infelizmente, o André Martins não se conseguiu apurar, tendo-se quedado pelo oitavo lugar, a dois do apuramento directo (os sub-16 já são um escalão bastante complicado). Mesmo assim, ainda conseguiu ganhar 9,8 pontos para Elo FIDE. Tenho, pessoalmente, alguma esperança que ainda possa vir a ser repescado e participar, assim, na fase final.

A todos estes junta-se o André Costa, pré-apurado nos Sub-10. Assim, é já certo que o Pontex terá oito jogadores na fase final.

Este que vos escreve, foi árbitro auxiliar na prova.




P.S. - Parece impossível, mas desta vez lembrei-me de levar a máquina... no último dia.