sexta-feira, 11 de março de 2011

Erros meus, má fortuna

Infelizmente já é a segunda vez que utilizo a expressão que serve de título a esta entrada (a outra foi aqui) e, neste caso, deve-se ao fato de não ter referido a Maria Gerardo na entrada sobre a jornada dos Sub-12 no Distrital de Jovens.

A Maria Gerardo, na quinta jornada, perdeu com o Gustavo Oliveira numa partida em que alguns pequenos erros se transformaram numa situação irremediável. Assim, a Maria Gerardo sagrou-se campeã distrital. Este lugar é de ainda maior relevância se tivermos em conta que a Maria treina há muito pouco tempo e que se tinha uma concorrente directa na final.

Pelo erro, as minhas desculpas; pela vitória, os meus parabéns.



Distrital de Jovens - 6ª Jornada

O Nelson e o Baltazar ainda andam lá fora a lutar pela vida (lembram-se de um anúncio que começava assim há muitos, muitos, muitos anos?). Já aqui havia dado conta da antecipação de jornada do Baltazar.

O Nelson, ontem, jogou com Beatriz Silva e empatou devido a um xeque perpétuo. Logo, na abertura fez um pequeno erro que o perseguiu durante todo o jogo.

Bem, hoje, haverá mais.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Distrital de Jovens 2011 - 5ª Jornada - Entrega de prémios nos Sub-08; Sub-10 e Sub-12

Hoje, disputou-se a quinta jornada dos Campeonatos Distritais de Jovens do Porto - 2011. Para os três escalões mais jovens foi a última. Os mais velhos continuam em prova até domingo, contando o Pontex com dois jogadores nos Sub-14 (Baltazar Lomba e Nelson Coelho).

O relato da jornada, no que aos jogadores do Pontex diz respeito, parece-me que é mais ou menos assim:

Lucas Lomba venceu Diogo Oliveira com alguma facilidade e sagrou-se vice-campeão distrital nos Sub-08;

Júlio Silva venceu Mafalda Oliveira e ficou, assim, em quarto lugar nos Sub-10;

No duelo "Pontícida" entre André Costa e Hugo Abreu, o primeiro venceu, mas sem antes ter passado por grandes apuros. Assim, André Costa sagrou-se campeão distrital de Sub-10 e Hugo Abreu (primeiro ano de treino e de federado) sagrou-se terceiro classificado.

Nos Sub-12, Tiago Paulo, por falta de comparência, venceu Cláudia Tavares. Assim, houve empate entre André Ventura, Gustavo Oliveira e Tiago Paulo. Como determina o regulamento (felizmente), houve um match de desempate entre os três. André Ventura venceu os seus dois jogos e tornou-se campeão distrital de Sub-12, Gustavo Oliveira venceu o seu jogo frente a Tiago Paulo e sagrou-se vice-campeão. O representante do Pontex ficou, assim, em terceiro lugar.

Baltazar Lomba venceu Gonçalo Matos numa partida complicada. Entretanto, já antecipou a sua partida com Pedro Oliveira tendo vencido com alguma facilidade.

Nelson Coelho com um erro bastante grave (dama à frente do rei com a torre do adversário disponível para a atacar) perdeu com Pedro Oliveira.

Os meus mais sinceros parabéns a todos que jogaram e se esforçaram para melhorar a sua qualidade de jogo; os meus agradecimentos a todos quantos deram boleia e facilitaram a vinda dos nossos jogadores e votos de que os torneios que ainda continuam se pautem por excelentes jogos. Parece que este que vos escreve ainda vai ser árbitro nos últimos dias...

Fica a reportagem fotográfica a cargo do Joaquim:



Nota absolutamente pessoal e pouco relacionada com xadrez: é pena que, por vezes, quem trabalha por conta de outrem não possa pedir ao patrão que o deixe sair um pouco mais cedo para poder ir ver o filho no pódio.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Campeonato Distrital de Jovens - 4ª jornada

Cá segue o relato possível:

Lucas Lomba perdeu com Mariana Ferreira (jovem a ter muito em conta no futuro, parece-me);

Júlio Silva perdeu com Luís Afonso Sá estando já arredado do pódio;

Hugo Abreu venceu Diogo Babo e André Costa venceu Mafalda Oliveira;

Maria Gerardo venceu Cláudia Tavares e Tiago Paulo levou de vencida Filipe Real (saliento aqui, mais do que a vitória, a capacidade que o Tiago Paulo teve de se concentrar e utilizar o tempo que o relógio lhe dava, numa partida onde esteve em desvantagem) - está interessante a luta pelo primeiro lugar (e restantes) neste escalão;

Numa luta Ponticídia, Nelson Coelho venceu Baltazar Lomba.

Nota: apesar de não ser do Pontex, mas como é um jogador com que nos encontramos várias vezes, gostaria de salientar a boa performance que o Francisco Assumção, do Alfenense, está a ter nos sub-20.

Mais detalhes em AXP e Chess-Results.

terça-feira, 8 de março de 2011

Distrital de Jovens 2011 - 3ª jornada

Ontem, disputou-se a terceira jornada deste torneio. A prestação dos nossos jogadores, num breve relato, foi:

Lucas Lomba levou de vencida Diogo Mendes;
Hugo Abre, um pouco surpreendentemente, venceu Júlio Silva;
André Costa ganhou a Diogo Babo;
Tiago Paulo derrotou Gustavo Oliveira numa partida em que o seu adversário revelou-se tão agressivo que deixou a defesa completamente desprotegia;
Maria Gerardo soçobrou perante André Ventura;
Baltazar Lomba (sempre com vontade de oferecer damas) foi derrotado por Hugo Gomes;
Nelson Coelho perdeu com Gonçalo Matos depois de chegar a um final em que, pelo menos, o empate deveria estar garantido.

Daqui a cerca de duas horas há mais.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Distrital de Jovens 2011 - 2ª Jornada

Ontem, disputou-se a segunda jornada do Campeonato Distrital de Jovens. No que diz respeito aos nossos jogadores, fica aqui um relato breve:

Lucas Lomba venceu Ricardo Ramos numa partida com muitos altos e baixos

André Costa venceu Júlio Silva depois deste último lhe ter dado a dama;

Hugo Abreu empatou com Luís Afonso Sá numa partida que estava ganha, mas não respeitou o princípio de trocar peças quando se encontra em vantagem e acabou numa posição morta (rei contra rei);

Maria Gerardo perdeu com Filipe Real depois deste ter conseguido abrir o seu roque;

Tiago Paulo soçobrou contra André Ventura Sousa;

Nelson Coelho empatou com Hugo Gomes numa partida que durante muito tempo parecia estar ganha e que, se tivesse calculado bem o final, teria vencido;

Baltazar Lomba repetiu o erro do ano passado e ofereceu a dama à Diana Nogueira numa posição que já lhe era desfavorável.

Daqui a menos de um hora há mais.