sábado, 2 de julho de 2011

Distritais de Rápidas

Hoje, na Junta de Freguesia de Vila das Aves, a quem aproveito para agradecer, desde já, a cedência das instalações e a disponibilidade demonstrada, realizaram-se os Distritais de Rápidas.

Da parte da manhã disputou-se a prova por equipas. Estiveram presentes nove equipas e o Grupo Desportivo Dias Ferreira sagrou-se campeão. Seguiu-se a ProfiGaia e o Grupo de Xadrez do Porto.

Ficam algumas fotos:

Da parte da tarde, realizou-se a prova individual. Aqui, Jorge João Ferreira mostrou-se imparável, apesar de ter tido adversário de monta, e sagrou-se campeão distrital, o vice-campeão distrital foi o colega de clube António Caramez Pereira, no terceiro lugar ficou José Margarido - a atribuição do terceiro lugar foi feita por sorteio entre o José Margarido o Emanuel Sousa e o Ricardo Margarido.

Ficam algumas fotos:

Finalmente, realizou-se a entrega de prémios:

Mal a AXP publique os resultados finais darei aqui conta do desempenho do Pontex.


Muito obrigado a todos quantos ajudaram a montar: Paulo Machado, Filipe Correia, Marco Gonçalves e Tiago Paulo e aos fotógrafos de serviço: André Martins e Joaquim Silva.

I Convívio do Pontex

O André Martins (sobretudo) já andava há muito tempo a falar disso e a "chatear-me" a cabeça para organizar um convívio.

As coisas foram um pouco à pressa, o ano lectivo já acabou, e aproveitando a festa dos alunos finalistas (o Martins até tocou guitarra ou baixo???), fizemos ontem o nosso primeiro convívio.

Penso que até foi interessante e apareceram alguns pais o que é bastante bom.

Para o ano será melhor e prometo ouvir mais as senhoras (a Carla Carneiro e a Alexandra) e ter mais cuidado com a decoração e levar até música.

Fica também a certeza de para o ano fazer algo aberto a outros clubes/pessoas.

Ficam algumas fotos:

Nota: as lindas toalhas foram sugestão das senhoras... se uma delas a sujou logo a seguir, não interessa...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nova lista da FIDE

O único jogador do nosso clube que alterou o seu Elo FIDE foi o André Costa. Infelizmente, fruto, em parte, do emparceiramento do IX Profigaia Open - Torneio B perdeu 6,75 pontos de Elo.

A situação que impede os torneios da AXP contarem para Elo FIDE tem de se alterada o mais rapidamente possível. Tudo isto desmotiva os jogadores e gera situações de injustiça.

Não conheço a fundo a situação e não creio que o meu apelo sirva de muito, mas apelo a que a AXP, na pessoa do seu Presidente Manuel Pintor, pessoa que muito estimo e a quem louvo o trabalho, e a FPX, na pessoa do seu Presidente Jorge Antão, resolvam rapidamente a situação a bem do xadrez no Distrito do Porto e do país.

Curiosamente as únicas informações que tenho sobre esta situação são a nível informal. Parece-me que ninguém quer falar sobre o assunto. Já são muitos os jogadores e os clubes envolvidos.

Será que o Distrital Individual, prova máxima do nosso xadrez, não vai contar para Elo FIDE?

Torneios dos Intervalos

Com algum atraso (já começa a ser habitual), fica a notícia do final dos diferentes torneios:

Neste último período, na nossa escola, durante os intervalos da manhã, disputaram-se três torneios distintos. Cada um dos alunos só podia disputar dois deles.

Estes torneios foram disputados em Sistema Suiço (os jogadores com o mesmo número de pontos jogam entre si). Não foi possível disputar no sistema todos contra todos porque não houve semanas suficientes.

Os torneios decorreram sempre no António Gedeão e, apesar de ter havido várias faltas de comparência, correram bastante bem.

A equipa “O Truque” (Carolina e Joana Patrícia) venceu o I Torneio de Keips, seguiram-se, empatadas, 8 equipas.

No I Torneio de Uno, a vencedora foi a Cristiana, seguida pela Maria João e pela Jéssica.

Finalmente, no VIII Torneio de Xadrez, três jogadores terminaram empatados no primeiro lugar: André Martins, Nelson Coelho e Rui Dias.
Para o ano, se os alunos quiserem, haverá mais torneios - com estes ou outros jogos.