sábado, 9 de janeiro de 2010

Responsabilidade

Ontem, reuniu-se pela primeira vez a Responsabilidade do Xadrez na Escola da Ponte. A Responsabilidade decidiu tentar efectuar um torneio Inter-Escolas com as escolas da Vila (EB 2,3 de Vila das Aves e Escola Secundária D. Afonso Henriques), tentar efectuar uma simultânea com um(a) jogador(a) forte, realizar mais um Pontex (deve ser daqui a duas semanas) e um jogo entre uma equipa de professores e uma equipa de alunos. Infelizmente, esta última hipótese será uma desgraça para os professores :-) (espero eu).

Tentarei dar notícias frescas.

I Torneio Interno

Nos prolongamentos dedicados ao xadrez (terças e sextas das 16h30 às 18h00) estamos a realizar um torneio interno de semi-rápidas (20 min). Estamos com 21 jogadores, no sistema todos contra todos, a duas mãos. Este torneio contará para Elo da FPX.

Como o sistema é todos contra todos, a ordem das jornadas não está a ser cumprida escrupulosamente, mas chegaremos ao fim com todos os jogos disputados.

O V Arte da Guerra (muito atrasado e não tão atrasado)

Entretanto, o V Arte da Guerra já teve duas jornadas e nada se escreveu aqui. Assim, cá ficam as últimas:

II Jornada

Da página da AXP:

"2ª jornada: Francisco Daniel Assunção mantém-se no grupo da frente

O jovem FRANCISCO DANIEL ASSUNÇÃO, do AC Alfenense, continua a senda iniciada logo à primeira jornada, derrotando novamente à segunda o cabeça de série com que é emparceirado, FERNANDO JORGE AZEVEDO (5º), do NX de Santo Tirso. Os restantes confrontos da 2ª jornada acabam resolvidos a favor dos favoritos, tal como havia acontecido na 1ª."

Os resultados:


Nesta jornada, salienta-se a luta que a Carla (estreante nestas andanças) deu, na segunda mesa a José Pedro Cachorreiro.


Na terça jornada, a AXP salienta:

"3ª jornada: Álvaro Brandão isola-se no comando

O veterano ÁLVARO BRANDÃO, do Grupo de Xadrez do Porto, é o único a vencer entre os do grupo da frente, assumindo a sua condição de principal favorito e isolando-se assim no comando.

É seguido a 0,5 ponto por quatro perseguidores: os nr 2 e 3 da prova, JOSÉ PEDRO CACHORREIRO, do NX de Santo Tirso, e NUNO FILIPE ANDRADE, do GD Dias Ferreira, e os dois jogadores do AC Alfenense, HUGO DANIEL SOARES e o jovem FRANCISCO DANIEL ASSUNÇÃO, até agora a principal surpresa do torneio."

E os resultados foram:


O emparceiramento  para a 4ª jornada, a realizar na próxima quinta-feira, é:


Fica uma foto da última jornada (da página da AXP):