quarta-feira, 6 de outubro de 2010

I Concurso de Problemas de Xadrez da Ponte



Regulamento



1 – Todos os alunos, professores, funcionários, pais e demais comunidade educativa podem participar, havendo duas classificações distintas (alunos e adultos).

2 – Todas as semanas serão propostos três problemas distintos, cada um com um nível de dificuldade distinto. Os problemas serão expostos no mural do xadrez que existe no refeitório e no blog do Pontex (http://pontex.blogspot.com/) .

3 – As respostas podem ser apresentadas em notação algébrica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Notação_algébrica_de_xadrez), com desenhos, esquemas, explicação escrita, outra qualquer desde que compreensível. Contudo, apela-se a que todos aprendam a notação algébrica e a utilizem.

4 – As respostas terão de ser entregues até à sexta-feira seguinte, podendo ser entregue em mão ao Prof. Topa ou por e-mail (pontex1@gmail.com).

5 – Na quarta-feira seguinte serão apresentadas as soluções dos problemas anteriores e as pontuações da semana. Paralelamente, serão apresentados os 3 primeiros classificados de cada categoria.

6 – Cada resposta correcta valerá três pontos, cada resposta incompleta valerá dois pontos, cada resposta errada valerá um ponto e a ausência de tentativa zero pontos.

Problemas para a primeira semana (em todos os casos são as brancas a jogar):








3º