segunda-feira, 1 de junho de 2009

Más notícias, por boas razões

A final do Campeonato Distrital Absoluto aproxima-se a passos largos. Infelizmente, por motivos de força maior, este que escreve não poderá estar presente.

O meu primogénito(a) está quase a nascer e é certo que quando a final começar já estará cá fora (no máximo à segunda jornada). Assim, por bons motivos, não estarei presente. Consola-me o facto de saber que daqui por 14/15 anitos já lá estaremos os dois. Assim, ele(a) queira e arranje um melhor treinador do que o pai.

Força Jean-Jacques o pessoal está contigo! Não te esqueças de desligar o telemóvel, para não receberes a fotografia em directo.

P.S. - Se eu sabia que o Tiago Brandão de Pinho ia jogar a final tinha feito um esforço suplementar, mas tomei a decisão antes de saber que o Marco Viela também não iria jogar (sempre tenho algo em comum com um bom jogador, mas os motivos são diversos).

Para treinar finais

Como está a decorre um torneio só de finais, fica uma ligação para um local onde se podem treinar as mesmas. É só colocar as peças e jogar (aqui).

II Nocturnos da Ponte

A AXP já começou a divulgar os II's Nocturnos da Ponte.

É um torneio que visa a divulgação da modalidade: 6 partidas de 10 minutos (mas só ao terceiro lance ilegal é que se perde), com música de fundo, ao ar livre (se o tempo estiver bom e aesplanada não fizer muito barulho) e com alguns prémios interessantes (com o apoio da DuoVentila e da Papelaria Marcel).

Se quiser passar um bom bocado apareça.

As inscrições poderão ser consultadas aqui.

O regulamento pode ser consultado na página da AXP.

domingo, 31 de maio de 2009

Fomos todos à Fontes

Bem, todos, todos não fomos. Mas fomos muitos. Aliás, ligados de alguma forma ao Pontex éramos 18.

O torneio da Fontes foi muito forte. Quase todos os jogadores eram federados e muitos com "pergaminhos" no xadrez do Porto. Nota-se que falta ao "pessoal" torneios de semi-rápidas.
A propósito: onde anda o Circuito das Colectividades e o Xadrez de Bairro em Bairro?

Ficam as classificações dos nossos atletas:

22   Jean-Jacques da Costa
36 André Costa (34)
37 Paulo Topa (72)
40 Baltazar Lomba
41 Carla Maria Carneiro
43 Albino Xavier Ribeiro
45 Rui Jorge Dias
André Manuel Martins
49 Ana Catarina Moreira
51 Júlio Silva
54 Tiago Paulo Lopes
56 Nelson Filipe Coelho
60 Mariana Pereira
64 André Monteiro
67 Maria Gerardo
72 Gonçalo Costa

Colectivamente ficámos em sextos.

Curiosidade: perdi com o Jean-Jacques (resultado cada vez mais natural)
e com o Baltazar. É bom sinal!

Xadrez no feminino

Ontem, o Ala de Rei, apresentou uma Carta Aberta da Vice-Presidente (?) da Comissão para o Xadrez Feminino da FIDE (Co-Chair for Commission for Women's Chess), Alexandra Kosteniuk, que continua o esta ligação - http://www.chessblog.com/ - que me parece muito interessante.

Por cá, aquando do Campeonato Nacional Feminino, apareceu o http://www.xadrezfeminino.com/, era interessante que voltasse a estar activo.