quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Apuramento para o Distrital de Jovens

Infelizmente, só hoje tenho tempo para colocar aqui as notícias sobre o Apuramento para o Distrital de Jovens que decorreu em Vilar de Andorinho (Gaia) - EB 2,3 Álvaro Anes de Cernache, entre 18 e 22 de Dezembro, organizado pela Associação de Proprietários de Vila de Este e pela AXP.

Na primeira jornada a competição começou com um atraso assinalável que convinha evitar em competições futuras. Especialmente quando existirem duas rondas no mesmo dia. Os jogadores mais velhos terminaram as suas partidas, segundo creio, depois das 21h.

Bem, o Apuramento correu muitíssimo bem para o Pontex. Oito jogadores do Pontex participaram no torneio e sete conseguiram o apuramento directo.

São eles:

Lucas Lomba - 1º classificado nos Sub-08 (Invicto);

Hugo Abreu - 2º classificado nos Sub-10 (primeiro torneio de lentas e segundo fora da escola);

Júlio Silva - 3º classificado nos Sub-10;

Tiago Paulo Lopes - 1º classificado nos Sub-12 (em igualdade pontual com o 2º classificado);

Maria Gerando - 4ª classificada nos Sub-12 e primeira feminina (primeiro torneio de lentas);

Nelson Coelho - 1º classificado nos Sub-14 (em parte devido a um Mate Nokia, mas, sobretudo, a um torneio muito bom);

Baltazar Lomba - 7º classificado nos Sub-14.

Infelizmente, o André Martins não se conseguiu apurar, tendo-se quedado pelo oitavo lugar, a dois do apuramento directo (os sub-16 já são um escalão bastante complicado). Mesmo assim, ainda conseguiu ganhar 9,8 pontos para Elo FIDE. Tenho, pessoalmente, alguma esperança que ainda possa vir a ser repescado e participar, assim, na fase final.

A todos estes junta-se o André Costa, pré-apurado nos Sub-10. Assim, é já certo que o Pontex terá oito jogadores na fase final.

Este que vos escreve, foi árbitro auxiliar na prova.




P.S. - Parece impossível, mas desta vez lembrei-me de levar a máquina... no último dia.

4 comentários:

Rui Miranda disse...

Parabéns pelos resultados. Muito bons de facto. Continuem com o bom trabalho e votos de um Feliz Natal para a família do Pontex e que 2011 traga ainda mais vitórias...

Francisco Assunção disse...

Caro Paulo Topa,

Gostei das fotografias e também da expressão do "Mate Nokia" no caso do Nelson Coelho. Nunca tinha ouvido essa expressão. Já agora parabens pela a arbitragem, e da próxima vez vou ver se faço menos barulho com os botões do casaco, mas quando estamos completamente concentrados não temos noção de alguns gestos

Abraço e votos de bom Natal e bom ano novo

Paulo Topa disse...

Rui, muito obrigado pela mensagem. Espero que o teu e o vosso Natal (NXST) também seja o que desejais e que 2011 seja muito melhor em tudo (incluindo a pequena parte é que o xadrez na nossa vida).
Espero estar cá para ficar contente com as vossas vitórias e para continuarmos o bom convívio que temos.

Paulo Topa disse...

Francisco, uma das coisas que venho a reparar cada vez mais (depois de me ter apanhado a balançar o corpo de forma repetitiva quando estava a jogar) é que há imensos jogadores que têm comportamentos semelhantes. Alguns balançam o corpo, muitos mexem os pés/pernas, outros brincam com a caneta, com o fecho etc... Deve ser uma maneira inconsciente do cérebro "distrair" os músculos para se concentrar no essencial. Há mesmo muitos jogadores que com este tipo de "tiques".
Que tenhas um bom Natal e que para o ano continues o bom caminho que tens vindo a fazer. Ia escrever-te isto no teu blog, mas fica por aqui.
Obrigado por cá passares.