Estou completamente à vontade para falar sobre o assunto porque já há quase um ano falei aqui sobre isto.
Hoje, um jogador do Pontex teve sorte e ficou em terceiro lugar. Custou muito ver um jovem jogador que certamente terá trabalhado e que se esforçou para vencer os jogos e para jogar bem - que até me parece interessado - ficar em quarto lugar porque teve azar a escolher a moeda.
Por outro lado, a Diana Nogueira, pelo segundo ano consecutivo, desce um posição através do sorteio (não quero com isto dizer que é melhor ou pior jogadora que o Bernardo).
Atenção que eu não estou a criticar quem aplica os regulamentos. Eles existem e têm de ser respeitados. Contudo, estão, na minha opinião, errados e devem ser alterados.
No caso dos sub-12, aplicou-se o que dizia o regulamento do torneio: fizeram quatro partidas semi-rápidas que também terminaram empatadas 2-2. Depois, aplicando o regulamento de competições da federação realizou-se o sorteio.
Custa ver isto.
Não seria melhor colocar como último critério de desempate um jogo em que as brancas teriam 4 min e as pretas 5 min e a obrigatoriedade de ganhar? Creio que é utilizado nos Estados Unidos. Poderá não ser perfeito, mas é menos mau.
Envio daqui um abraço solidário ao Luís Afonso Sá e à ProfiGaia e agradeço a Fortuna.
P.S. - Nos Distritais de Jovens do Porto que são no sistema todos contra todos (e acho bem) continuarão a aparecer situações destas...
Sem comentários:
Enviar um comentário