sábado, 18 de abril de 2009

Desporto Escolar

Já se conhecem os apurados para o encontro Regional do Deporto Escolar. Este, infelizmente, foi antecipado para o dia 2 de Maio. Este fim de semana será prolongado e o Regional do Desporto Escolar ocorrerá ao mesmo tempo que o III Open Internacional Hotel D. Luis/AAC o que me leva a temer que alguns dos jogadores mais fortes não estejam no Desporto Escolar.

Bem, da Ponte foi apurado só um jogador, o André Martins.

Neste apuramento aAconteceu uma situação que considero estranha e muito injusta: apesar dos torneios terem sido disputados numa única série (todos os escalões ao mais tempo), só poderão passar à fase seguintes os alunos que são Iniciados ou Juvenis. Assim, os Infantis que ficaram melhor classificados que muitos Iniciados e Juvenis não poderão participar na fase seguinte, apesar de terem condicionado imenso a classificação destes. Parece-me que é injusto e pouco correcto.

Esta situação é especialmente notória nos Femininos e nos Juvenis. Espero que no próximo ano isto possa ser corrigido.

Os jogos serão no Complexo de Ténis de Espinho.

Fica a lista dos apurados:


Apurados Para o Encontro Regional

3 comentários:

FSilva disse...

CAROS SENHORES

Devemos estar felizes por finalmente o Xadrez se afirmar como modalidade nacional no Desporto Escolar.

Seria incompreensível que no Nacional Escolar onde estarão presentes duas dezenas de modalidades só no escalão de Juvenis (sub-16) o Xadrez recém chegado exigisse o estatuto de excepção.

Paulo Topa disse...

Sim, obviamente que é um passo importante para o xadrez e para a sua promoção a existência de quadro competitivo nacional. Aliás, já o ano ia quase a meio quando se soube que iria haver uma fase nacional.
Contudo, questiono o facto de Infantis não poderem ir. Existe alguma razão para isso? Não pode ser económica porque seria substituir uns alunos por outros e não me parece que exista qualquer outra.
É óbvio que o que defendo não se aplica somente ao xadrez. Nas modalidades individuais em que os torneios de apuramento conjuguem vários escalões deveria ser permitido levar qualquer aluno.

Já agora, apesar de não estar muito relacionado, nunca consegui compreender porque é que os alunos do 1º ciclo não podem ter acesso ao Desporto Escolar, mas isso são "contas de outro rosário".

fsilva disse...

O Regulamento Geral do Desporto Escolar determina para todas as modalidades, que apenas o escalão em causa (neste caso Juvenis /Sub-16) e o anterior (neste caso Iniciados/Sub-14) poderão jogar a competição.
Como o Nacional é de Juvenis, segundo o RGDP,apenas poderão participar nascidos entre 1992 e 1995, de acordo com os Escalões do Desporto Escolar e de forma idêntica para todas as modalidades.
Quanto ao 1º Ciclo concordo consigo, mas olhe que há distritos no sul onde os da "primária" participam.