sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Distrital de rápidas e de semi-rápidas colectivo

Começo por salientar que estou ligado ao xadrez há muito pouco tempo. Assim, o que penso sobre o assunto poderá enfermar de algum erro inicial que não me apercebo porque não acompanho esta modalidade, nomeadamente no Distrito do Porto, há muito tempo.

Este ano, o primeiro de existência do Pontex, participámos no Distrital de Rápidas e Semi-rápidas colectivo.

Um dos aspectos que me surpreendeu bastante foi o facto da classificação final ser obtida através da soma das pontuações em cada tabuleiro. Apesar de ser o que o regulamento estipula não me parece ser uma situação justa nem consentânea com um campeonato que é disputado por equipas. Aliás, no Campeonato Distrital (em partidas lentas) o sistema de classificação é diverso.
Se o campeonato é entre equipas o fundamental é vencer a outra equipa e não os jogadores da outra equipa (eu sei que uma coisa levará à outra, mas em termos de classificação e ideário não é o mesmo).

Imaginemos a seguinte situação:
A equipa do Pontex vence todas as outras equipas pela margem mínima (2 e 1/2; 1 e 1/2) e o Grupo de Xadrez do Porto A, apesar de ter perdido com o Pontex, vence todos os outros jogos por 4-0. Neste cenário (bonito diga-se de passagem) o Grupo de Xadrez do Porto A seria campeão e o Pontex ficaria, na melhor das hipóteses, em segundo.

Muito sinceramente, não me parece que esta situação seja justa e adequada a um campeonato por equipas. A vitória deveria valer três pontos, o empate deveria valer dois e a derrota um.

P.S. - Esta entrada é a opinião pessoal do seu autor.

Sem comentários: