sábado, 23 de maio de 2009

Partida comentada pelo "nosso campeão"

Abaixo segue a partida, e os respectivos comentários do Jean-Jacques, entre Ricardo Amaral e o próprio.


Ricardo, Amaral_Jean-Jacques, Costa_2009_5_23_20_36.pgn


Agradecem-se novos comentários.

P.S. - O Pontex está a ver se consegue uma entrevista com o "melhor da sua rua", mas este está-se a fazer difícil. Diz que não consegue advinhar as perguntas que ainda não foram feitas. Desculpas :).

1 comentário:

tiago disse...

1 - As negras optaram pela defesa caro cann, opção sólida mas pouco dinâmica que costuma proporcionar bons finais às negras devido à boa estrutura de peões que proporciona.

3 - Aqui, penso que o lance teórico é Cc3, entrando na variante dos dois cavalos. O plano Bg4(Bf5!?)-d6 é uma boa forma de combater o avanço e5, já que as cadeias de peões devem ser atacadas pela base (o tal d4).

5 - Be3 não tem lá muito bom aspecto, pois a diagonal g1-h7 não traz nenhuma mais valia ao bispo. Talvez fosse melhor Be2, defendendo a pregagem e preparando o roque.

5 - talvez fosse melhor defender b2 avançando o peão uma casa...

7 - Cd7 é um bom lance. Outra possibilidade seria jogar logo c5.

8 - em vez de Ce7 que bloqueia o Bf8, talvez fosse interessante jogar f6: se as brancas trocam, o cavalo vai para a sua casa natural; se não tomam, as negras podem fazer roque grande e jogar para a abertura da coluna f ou, então, jogar c5 e ganhar espaço na ala de dama.

9 - As negras conseguem colocar o Cavalo no ponto de apoio f5 sem qualquer oposição e ficam numa posição muito confortável. As brancas deveriam ter procurado alcançar contra-jogo, talvez com a2-a4-a5...

10 - Tc8 parece prematuro. Não é claro que possam surgir "trocas entre as colunas c e d". As negras poderiam, antes, ter tratado da segurança do rei, rocando grande ou jogando Be7 para rocar pequeno.

11. Dc2 é uma perda de tempo, pois este lance não altera a posição. Era melhor Bd3, por exemplo, desenvolvendo o bispo para as diagonais abertas.
c5 bem jogado: é o lance que castiga a lentidão branca. Vantagem negra!

(Depois de 11. Bd3 se c5 12. Bxf5 exf5 13. Cf3 e a posição está equilibrada)

12 - cxd4, bem jogado ;) e 14. ... Rd8 também: realmente, sem damas e numa posição pouco aberta, o rei não corre risco de levar mate no centro.

16 - cxd4 não era fantástico mas do mal o menos... apesar de tudo, parece que seria melhor as brancas não sacrificarem a peça.

17 - Cb4 seguido do d4 é forte. Outra hipótese seria 17... g6 seguido de Bh6.

19 - Este sacrifício não me convence, pois não encontro qualquer base que o justifique. Certo que as negras continuam melhor, mas estão a facilitar. dxc3 simplificava a posição sem se perder a enorme vantagem material.
"sacrificar porque o pior que poderia acontecer seria ficarmos mais ou menos iguais" não é o tipo de raciocínio que devemos ter quando jogamos xadrez ;)

21 - era melhor Cxf4, pois ganha um tempo: as brancas têm que defender a ameaça de duplo em e2

22 - Cc4 não é nada bom porque não cria problemas às negras e as brancas deixam escapar uma grande oportunidade de voltar a disputar a partida. Se as brancas jogam, antes, Cb3 as negras t~em de jogar com alguma precisão para não perder a sua vantagem. ex:

22. Cb3 Cxf4 23. Tc4 Be7 24. Txd4+ Cd5 25. Be4 Rc7 26. Bxd5 exd5 27. Txd5 e as negras estão melhor mas o material está igual...
a vitória seria muito mais complicada aqui do que se as negras ainda tivessem um cavalo a mais...

22. Cc4 parece ter sido o erro decisivo.


24. ... b5, bom lance :)


25. axb4 é mau. diz o princípio: "quando se está em desvantagem material deve-se trocar os peões e não as peças". Era melhor Cd2.


26 - em vez de f5, Td8: apoia o avanço do peão de d e se as brancas jogarem Ta1 pode-se defender com Td7.

além da variante apresentada, as brancas podem responder a f5 com Ta1: se as negras tomam o bispo perdem a torre :) (Txa7+ seguido de ta8+)


25 - outra ideia:

25. ... Tb8 26. Bxc4?? Cxb2 27. Tc1 Tc8! e as negras ganham a peça


30 - f4 é um mau lance porque viola o princípio enunciado há pouco. Quando menos peças as brancas tiverem, menos peças têm para se defenderem da ameaça de promoção que estão latentes.

Mas, no caso, ainda é mais grave, pois há um táctico que ganha material:

30. Cg4! ameaça Ce3+. Se as brancas defendem o duplo perdem o bispo; se defendem o bispo levam o duplo.



foi uma partida com excelentes pormenores! parabéns!