segunda-feira, 4 de maio de 2009

Desporto Escolar - Fase Final Regional

No sábado, no Complexo de Ténis de Espinho, disputou-se a fase final regional do Desporto Escolar - Modalidade de Xadrez.

Os jogos disputaram-se ao ar livre, o que foi bastante agradável. Contudo, no futuro, convém avisar que assim será e encontrar formas de proporcionar alguma sombra aos jogadores nas horas de maior canícula.

A sessão decorreu sem incidentes de maior. Aparentemente, terá havido algum problema com alguns jogadores Iniciados que não puderem participar (como, aliás, um Anónimo relata nesta caixa de comentários). Eu apercebi-me que existia alguma situação um pouco mais complicada, mas não posso precisar exactamente o que sucedeu. Se alguém quiser explicar, eu agradeço.

Felizmente, neste encontro houve relógios para todos o que facilitou imenso a tarefa dos árbitros. Contudo, muitos alunos ainda têm dificuldade em jogar partidas rápidas onde ao primeiro lance ilegal é atribuída a derrota. Por outro lado, também têm alguma dificuldade em se controlar e esperar que o adversário complete a jogada (accionando o relógio) para assinalar o lance ilegal. Por outro lado, muitos dos alunos ainda continuam a anunciar o xeque, o que não é obrigatório e em partidas rápidas não faz muito sentido.

Abaixo seguem as respectivas classificações. Deixo algumas notas sobre as mesmas:

1 - Jorge Ferreira venceu o torneio com 8 pontos em 8.

2 - O pessoal de Braga, de uma maneira geral, dominou o torneio. Apesar de ter menos alunos apurados (o Porto tinha 39 e Braga 23).

3 - Como é habitual no xadrez, o factor idade não foi posto. Os iniciados, em média, estiveram melhor que os juvenis.

4 - Parece-me que dos 20 primeiros jogadores (não posso dar a certeza) só um é que pode não ser federado. Quem os conhecer, por favor, deixe na caixa de comentários uma nota a dizer quem não é federado.

5 - O pessoal da Viana esteve muito bem na parte feminina juvenil.

4 - Os alunos da Ponte estiveram bem. O André Martins ficou em 43º da Geral e em 23º dos Iniciados. A Ana Catarina Moreira ficou em 59º na Geral, em 5ª no feminino e em 2º lugar nas Iniciadas. Acresce que a Catarina oficialmente é Infantil, mas, como não havia alunas suficientes, foi repescada.

Ficam pois as classificações:
Regional de Xadrez 2009 - DREN Regional de Xadrez 2009 - DREN Paulo Topa Resultados finais da fase Regional do Desporto Escolar - Modalidade de Xadrez - na DREN.

3 comentários:

Anónimo disse...

a proposito do item 4 no comentario q refere q dos 20 jogadores classificados apenas 1 nao era federado...apresento-me sou o Francisco Assunção e qualifiquei-me em 13º e nao sou federado...estarão a falar de mim? cumprimentos

Paulo Topa disse...

Sim, Francisco era mesmo em si que estava a pensar. Não conheço muitos dos outros, mas procurei na lista da federação e aparecerem sempre os mesmos nomes e com idades próximas das que seriam necessárias para estar no respectivo escalão.
Imagino que o tenha visto a jogar, mas não sei quem é. Aconselho-o vivamente a que se federe ficou bastante bem classificado e muito do pessoal é bastante bom.
Felicidades para o Nacional e para tudo o resto. Não se esqueça, federese é muito agradável e joga-se bastante mais do que no Desporto Escolar.

Paulo Topa disse...

No último comentário, onde se lê "federese" dever-se-ia ler "federe-se".